Sistema Nervoso Central
Como já mencionamos, o sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo, por sua vez, divide-se em cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Todas essas estruturas estão envoltas pelas meninges e banhadas pelo líquido cerebroespinhal.
O cérebro, com seus dois hemisférios interconectados, desempenha diferentes papéis, como linguagem, orientação espacial e destreza motora. Os hemisférios, por sua vez, são divididos em lobos, como frontal, parietal, temporal e occipital. Ele representa a maior parte do encéfalo e controla uma série de comportamentos do sistema nervoso, excluindo os movimentos reflexos (MOURÃO JÚNIOR, 2021).
O tronco encefálico, formado por mesencéfalo, ponte e bulbo, regula os sinais vitais de forma autônoma, controlando a respiração e a circulação sanguínea.
O cerebelo, localizado na base do crânio, é responsável pela modulação e regulação dos movimentos, equilíbrio e aprendizagem motora. Já a medula espinhal, dividida em quatro regiões, atua como via principal de comunicação entre o encéfalo e a pele, além de desempenhar um papel crucial na locomoção e nos reflexos espinhais (SILVERTHORN, 2017).
Sistema Nervoso Periférico
O sistema nervoso periférico engloba gânglios e nervos. Os gânglios são agrupamentos de corpos celulares de neurônios, enquanto os nervos conduzem informações entre o sistema nervoso e os músculos. Por exemplo, ao desejar tomar um copo de água, os nervos transmitem a informação para o cérebro (via aferente), que processa e envia comandos aos músculos (via eferente) para realizar a ação (MOURÃO JÚNIOR, 2021; FOX, 2007).
Os nervos cranianos, originados do cérebro, e os nervos espinhais, originados da medula, formam essa rede de comunicação, composta por 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinhais, ambos considerados mistos devido às suas funções sensitivas e motoras (FOX, 2007).
Agora que exploramos as estruturas e funções do sistema nervoso, é hora de conhecer as células que o compõem.
Neurônios e Células de Sustentação
O sistema nervoso é formado principalmente por neurônios, células nervosas que conduzem impulsos elétricos entre si.
A estrutura do neurônio inclui axônio, dendritos e corpo celular, permitindo a rápida transmissão de informações. Os neurônios podem ser classificados como sensitivos, motores e interneurônios, cada um desempenhando funções específicas (SILVERTHORN, 2017).
Além dos neurônios, temos as células de sustentação, também chamadas de células da glia. Essas células oferecem suporte físico e bioquímico aos neurônios. Destacam-se as células de Schwann e os oligodendrócitos, que participam na formação da bainha de mielina, substância crucial para a transmissão eficiente dos sinais nervosos (FOX, 2007; SILVERTHORN, 2017).
Assim, desvendamos um pouco mais sobre o mistério que envolve nosso sistema nervoso, uma complexa rede de comunicação que nos permite ser quem somos.
Fonte das imagens: www.freepik.com
Referências: MOURÃO JÚNIOR, Carlos Alberto. Fisiologia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. FOX, Stuart Ira. Fisiologia humana. Barueri, SP: Manole, 2007. Anatomia e fisiologia humana. São Paulo: Érica, 2014 SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: Uma abordagem integrada. Porto Alegre: Artmed, 2017
Continue acompanhando nosso BLOG para mais informações e conhecimento!