À medida que a aprendizagem de movimentos avança, notamos mudanças significativas no desempenho do aprendiz. Essas mudanças podem ser analisadas através de quatro características que indicam a ocorrência da aprendizagem motora. São elas:
1. Aperfeiçoamento
O aperfeiçoamento é observado quando o aprendiz demonstra uma melhoria na execução da habilidade em relação ao início. Isso significa que o desempenho do indivíduo melhora progressivamente ao longo do tempo.
2. Consistência
Com o aperfeiçoamento, os níveis de desempenho tendem a se tornar mais semelhantes e estáveis a cada tentativa de prática. A consistência é a evidência de que o aprendiz consegue reproduzir o desempenho de forma uniforme.
3. Persistência
A melhoria no desempenho, adquirida através da prática, persiste de uma sessão de treino para outra e ao longo de vários dias ou anos. À medida que o aprendiz continua praticando, o desempenho melhorado se mantém por períodos mais longos.
4. Adaptabilidade
O desempenho aperfeiçoado deve ser capaz de se adaptar a diferentes contextos. Isso significa que a habilidade aprendida pode ser transferida e aplicada em novas situações ou tarefas.
Portanto, podemos afirmar que a aprendizagem motora está ocorrendo quando observamos uma melhora com a prática, essa melhora se torna estável e duradoura, e o aprendiz consegue adaptar a habilidade a outros contextos.
Por exemplo, ao ensinar uma criança a jogar tênis com uma bola mais leve e lenta, notamos que:
- O desempenho melhora com a prática (aperfeiçoamento).
- A melhoria se torna cada vez mais estável (consistência).
- A criança consegue manter o desempenho de um dia de treino para o outro (persistência).
- Ao utilizar a bola oficial de tênis, a criança consegue manter o desempenho e se adaptar à nova tarefa (adaptabilidade).
Medindo a Aprendizagem Motora
Para medir a aprendizagem motora, utilizamos a curva de aprendizagem ou de desempenho. Geralmente, essa curva é representada em um gráfico onde:
- No eixo “x” temos os blocos de tentativas. Em cada bloco, o aprendiz realiza um número específico de tentativas.
- No eixo “y” temos uma medida de desempenho, como a distância atingida, onde quanto maior a distância, melhor o aprendizado.
O gráfico mostra que o desempenho melhora de forma ascendente até alcançar um ponto em que quase não ocorre mais melhoria, conhecido como platô de desempenho. O platô é um período durante a aprendizagem em que o desempenho permanece estável. Após o platô, a aprendizagem continua de maneira linear e crescente, indicando que, inicialmente, há uma grande melhora no desempenho, seguida por uma fase de estabilização, e então a melhoria continua rumo à proficiência.
No entanto, para confirmar a ocorrência da aprendizagem, precisamos observar as quatro características mencionadas anteriormente: aperfeiçoamento, consistência, persistência e adaptabilidade. A curva de aprendizagem pode mostrar aperfeiçoamento e consistência, mas para verificar a persistência e a adaptabilidade, realizamos dois testes específicos:
Teste de Retenção
O teste de retenção verifica se o aprendiz consegue realizar a habilidade com bom desempenho após alguns dias sem prática. Isso demonstra a persistência da melhoria.
Teste de Transferência
O teste de transferência avalia se o aprendiz pode adaptar a habilidade a um novo contexto ou tarefa, como ensinar a jogar com uma bola maior e mais leve e, depois, transferir essa habilidade para a bola oficial.
Em resumo, a aprendizagem de movimentos é um processo complexo que pode ser avaliado através de uma série de características e testes, garantindo que o aprendiz não só melhora, mas também mantém e adapta seu desempenho ao longo do tempo e em diferentes contextos.