Na tentativa de entender como aprendemos movimentos e como adquirimos mudanças no nosso comportamento motor através da prática ou experiências, estudiosos realizaram diversas pesquisas, resultando em várias teorias. Aqui serão apresentadas somente duas teorias por oferecem explicações divergentes sobre como aprendemos a controlar o movimento. Essas teorias são: Teoria do Processamento de Informação e a Teoria dos Sistemas Dinâmicos.
Teoria do Processamento de Informação
A Teoria do Processamento de Informação sugere uma hierarquia em que o Sistema Nervoso Central (SNC) comanda todas as ações. De acordo com essa teoria, o SNC contém programas motores que são enviados aos músculos para execução dos movimentos.
Dentro dessa teoria, existem dois tipos de circuitos: o circuito aberto e o circuito fechado:
- Circuito Aberto: Utilizado para atividades que requerem respostas rápidas. Após receber um estímulo, o cérebro programa a resposta e não há tempo para ajustá-la. Por exemplo, se uma bola é lançada rapidamente, a pessoa percebe a bola e decide o que fazer, mas não tem tempo de mudar sua decisão durante a execução.
- Circuito Fechado: Utilizado quando há tempo suficiente para processar informações e ajustar a resposta. Se uma bola é lançada de forma mais lenta, a pessoa pode receber informações adicionais durante o movimento e ajustar sua resposta para uma melhor reação.
Os defensores dessa teoria acreditam que a aprendizagem ocorre através de programas motores abstratos situados no SNC, que armazenam normas adquiridas durante o processo de aprendizado.
Teoria dos Sistemas Dinâmicos
A Teoria dos Sistemas Dinâmicos desafia a ideia de programas motores, propondo que a aprendizagem se desenvolve a partir da interação entre percepção e ação, influenciada pelas restrições do indivíduo, do ambiente e da tarefa. Nesta abordagem, não há hierarquia; os sistemas nervoso e muscular se auto-organizam para que o movimento emerja.
De acordo com essa teoria, o processo de aprendizagem ocorre através de uma sinergia entre os sistemas, buscando coordenação e controle do movimento. O movimento emerge da interrelação entre esses sistemas, adaptando-se continuamente às mudanças e restrições.
Estágios de Aprendizagem a partir dessas teorias
Teoria do Processamento de Informação
- Estágio Inicial: Criamos programas motores básicos.
- Estágio Intermediário: Aperfeiçoamos esses programas com a prática.
- Estágio Avançado: Estabelecemos comandos motores cada vez mais eficientes.
Teoria dos Sistemas Dinâmicos
- Estágio Inicial: Congelamos alguns graus de liberdade do movimento (mantendo certas articulações fixas).
- Estágio Intermediário: Liberamos e incorporamos esses graus de liberdade em unidades maiores de ação, chamadas estruturas coordenativas.
- Estágio Avançado: Continuamos liberando graus de liberdade, explorando forças de ação passiva e buscando maior eficiência.
Conclusão Ambas as teorias oferecem perspectivas valiosas sobre a aprendizagem motora. Enquanto a Teoria do Processamento de Informação foca na hierarquia e controle centralizado dos movimentos, a Teoria dos Sistemas Dinâmicos enfatiza a auto-organização e adaptação contínua. Compreender essas abordagens nos ajuda a melhor apoiar o comportamento motor em diversos contextos dentro da Educação Física.