Além de entender da técnica do movimento, o profissional de educação física precisa entender sobre o processo de controle do movimento que está sendo aprendido ou aperfeiçoado.
Existem diversos fatores que podem influenciar no controle dos nossos movimentos. Aqui apresentaremos um deles: a capacidade de atenção.
A capacidade de atenção se dá a nossa capacidade de selecionar, organizar e interpretar os diferentes estímulos que recebemos do ambiente e do próprio corpo. A todo tempo recebemos diversas informações do ambiente por meio do tato, visão, audição, olfato e paladar, assim como informações vindas do nosso próprio organismo, conhecida como propriocepção. Mesmo recebendo tanta informação assim, não conseguimos processar tudo, ou seja, nem tudo chega ao nosso nível de atenção. Apesar da nossa capacidade de recebermos estímulos ser ilimitada, a nossa capacidade de atenção não é. Não conseguimos focar nossa atenção em muitas coisas ao mesmo tempo. E assim, a nossa capacidade de responder aos estímulos por meio do movimento acaba ficando comprometida.
Sabendo disso, quando uma pessoa está aprendendo um novo movimento, sua atenção está mais focada no processo de aprendizagem do movimento e em entender como realizá-lo. Assim, quando é necessária uma correção do movimento, o profissional de Educação física deve focar em poucas correções de cada vez. Porque, ao solicitar que o aluno corrija várias partes do corpo na próxima tentativa de realizar o movimento, sua capacidade de atenção estará dividida nestas diferentes partes do corpo. E muito provavelmente o movimento não ocorrerá como desejado. Dessa maneira, procure corrigir poucas coisas de cada vez e dependendo da complexidade da correção de um aspecto, se mantenha a ele, até que seja corrigido e possa passar para os outros aspectos. Outra coisa importante, inicie corrigindo aquele aspecto que mais influencia o movimento ou a que pode causar dano ou lesão ao aluno. Lembre-se, a nossa capacidade de atenção é limitada, quanto mais informações são dadas, mais difícil se torna o processamento destas informações e consequentemente, a realização do movimento.