Get in Touch

Edit Template

Taxonomia de Bloom, você já ouviu falar?

O professor, ao definir e decidir os objetivos de aprendizagem, precisa estruturar cuidadosamente esse processo para gerar mudanças de pensamentos, de condutas e de ações em seu aluno.

A escolha do conteúdo, das atividades a serem executadas, dos instrumentos, estratégias e metodologias vão interferir diretamente no processo de aprendizagem do aluno.

Um instrumento desenvolvido para facilitar o processo de planejamento da aprendizagem é a Taxonomia de Bloom, uma proposta de Bloom e colaboradores (1956) que auxilia no planejamento, na organização e no controle dos objetivos da aprendizagem.

A Taxonomia de Bloom compreende 6 categorias representadas na figura 1 abaixo:

Figura 1: Taxonomia de Bloom

Na categoria lembrar estão as habilidades de reconhecer e reproduzir ideias e conteúdos, ou seja, memorizar informações relevantes. Na categoria entender está relacionada a estabelecer uma conexão entre o conhecimento já adquirido e o novo conhecimento. Quando o aluno entende, ele consegue reproduzir com as suas próprias palavras. Aplicar seria utilizar um procedimento em uma situação específica ou em uma nova situação. Analisar está relacionada a dividir a informação em partes relevantes e irrelevantes, importantes e menos importantes e entender a relação entre elas. Na categoria avaliar compreende em realizar julgamentos baseados em critérios e padrões quantitativo e qualitativo ou de eficácia e eficiência. E, criar está relacionada colocar os elementos juntos para criar uma nova visão, uma nova solução utilizando os conhecimentos e habilidades desenvolvidos previamente.

A taxonomia de Bloom em forma de pirâmide permite entender que ela flui em níveis de complexidade, do menos complexo ao mais complexo. Sendo que, os resultados de aprendizagem são cumulativos e existe uma dependência entre os níveis. Isso quer dizer que, para passar para o nível superior, o aluno deve ter aprendido e dominado o conteúdo do nível posterior.

Os cursos HEYDUCA são desenvolvidos para trabalhar com o aluno todas essas habilidades, de forma dinâmica, ativa e divertida.

Alessandra Beggiato Porto

Fonte: FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. M. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. New York: Davis Mckay, 1956, p. 262.

Blog

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de novidades, curiosidades e dicas para você que busca mais conhecimento.

Posts Recentes

Entre para nosso
Canal no Telegram!

E receba novidades em primeira mão.

A sua plataforma de conhecimentos!

NORTON_78d3ff43-b4eb-484f-85e8-96b0867ac3b8

Assine para receber novidades!

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

© 2024 Heyduca Cursos. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Gesher Digitali.

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?